A Comissão Permanente de Concertação Social integra o Governo Regional e os Parceiros Sociais mais representativos dos empregadores e dos trabalhadores. Trata-se, por definição, de um processo contínuo de diálogo tripartido e de negociação, que visa a obtenção de acordos e a manutenção da paz social, em particular no que concerne a questões laborais e sociais.

Compete à CPCS:

  • Promover o diálogo e a concertação social entre os parceiros da área laboral e da área empresarial;
  • Emitir parecer sobre o Plano Regional de Emprego;
  • Propor medidas nos domínios do emprego, formação profissional e segurança social;
  • Contribuir para a definição da política de rendimentos e preços;
  •  Recomendar a arbitragem obrigatória nos termos da lei.

A CPCS é presidida pelo Presidente do Governo Regional ou pelo membro do Governo Regional em que ele delegar, e as suas deliberações não carecem de aprovação pelo Plenário.

Presidente do Governo Regional
Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública
Secretária Regional da Saúde e Segurança Social
Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural
Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego